A PRECE - MOMENTO ESPÍRITA - PORTAL ESPÍRITA E FILOSÓFICO SAUDADE E ADEUS
Saudade e Adeus - Tatiana Madjarof Bussamra - Página Inicial

 

 Saudade e Adeus

 

A Prece

 

 

 Quando se fala em prece, a imediata imagem que, de um modo geral, vem à mente das pessoas é a de senhoras idosas ajoelhadas em recintos semi-obscuros, numa cantilena ininteligível.

Será que somente os idosos devem orar? Serão somente os deserdados do mundo, os sofredores os que carecem de oração?

Oração é um processo dinâmico de dialogar com Deus. É o elevar a mente para sintonizar com as forças Superiores, de lá extraindo novas energias, idéias.

Sem fórmulas prontas, deve ser ditada pelo sentimento. É um abrir do coração ao Pai amoroso e bom.

Alguns defendem a idéia de que se Deus tudo sabe não há necessidade de se ficar a pedir. Ele dará às Suas criaturas o de que elas necessitam.

O que não se dão conta tais pessoas é de que o Pai realmente tudo sabe, tudo vê, mas a prece tem a virtude de abrir os canais mentais a fim de que se possa entender a resposta. É o tornar-se receptivo ao auxílio.

Será que a resposta sempre vem? Recordamos o ensino de Jesus: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá. A resposta sempre vem.

O que acontece é que, normalmente, não a percebemos. Mesmo porque ela nem sempre nos chega do jeito que se espera.

A resposta Divina, por vezes, é um não. De outras, vem através dos amigos, de uma mensagem, das intuições, e outra vez não nos apercebemos.

E o que pedir? Eis outra dúvida. Defendem muitos que somente se deve solicitar coisas para o Espírito, jamais coisas materiais.

Convenhamos que se vivemos no mundo, necessitamos de algumas coisas materiais. Qual o problema de se rogar pela saúde de alguém?

Qual a dificuldade de se pedir auxílio na busca de um emprego digno, que nos garanta o sustento da carne?

Qual o inconveniente de se rogar a Misericórdia Divina para a fome que castiga o estômago ou para o frio que tortura o corpo?

Contudo, oração não é somente um petitório infindável. Antes de tudo é louvor.

Ao ensinar a orar, Jesus primeiramente louvou o Criador de todas as coisas. Santificado seja Vosso nome.

E para ensinar a resignação aos planos celestes, estabeleceu: Seja feita a Vossa vontade.

Só depois é que Ele direcionou a rogativa.

A oração é alimento diário. Na alegria e na dor. Na saúde e na doença. Ante os sucessos ou enfrentando os fracassos.

Orar com sinceridade, sabedor que não será pela extensão da oração que ela será melhor ouvida, mas sim pelo seu conteúdo.

A melhor prece é a do homem de bem.

Orar a Deus, a Jesus, evitando dirigir pedidos a parentes e amigos desencarnados que poderão não ter condições de atender, o que só lhes aumentará a carga de preocupações.

Orar por nós, pelos enfermos, pelos desencarnados, pelos suicidas, em especial, pelos que não nos amam. Orar pelos ­amigos, pois que a prece sustenta.

É do Cristo o ensinamento: Orai uns pelos outros.

*   *   *

A oração em favor dos que sofrem constitui sempre uma valiosa contribuição para aquele a quem é dirigida.

Não resolve o problema, nem retira a aflição, mas suaviza a aspereza da prova.

Quando a oração é dirigida aos enfermos, ela estimula os centros atingidos pela doença, restaurando o equilíbrio das células.

A oração é sempre um bálsamo para a alma, e se torna medicação para o corpo físico.

A oração acalma, equilibra, dulcifica aquele que ora, propiciando-lhe resultados salutares.

 
Redação do Momento Espírita, com base no cap. 20 do livro Momento de meditação, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 1, ed. Fep.
Em 11.01.2010.
 

   

 
  Anterior Retornar Para Mensagens

Próxima

 
 

Digite Aqui o Que Você Procura

 

SIGA O SAUDADE E ADEUS NO TWITTER

Siga o Saudade e Adeus no Twitter

 
 

 

 

A caixa de comentários do IntenseDebate só poderá ser visualizada corretamente se você estiver usando os navegadores Firefox Mozilla ou Google Chrome.

 

Roniel A. Julio - Blog do Roni - 18/06/2010 - 19:29 h.

Amiga Rosana, o poder da oração é infalível. Não precisamos decorar textos escritos, mas sim, orarmos com a voz dos nossos corações. E vamos pedir a Deus que ampare nossa amiga Aninha em sua cirurgia, e nessa corrente de orações, certamente, seremos atendidos. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.


Lilian Candello Salvadori - Blog da Vovó Lili - 18/06/2010 - 19:39 h.

Olá minha querida amiga Rô.

Magnífico texto que nos apresenta, que trata da oração.

"A oração é alimento diário. Na alegria e na dor. Na saúde e na doença."

Precisamos desse alimento para termos coragem de enfrentarmos os nossos medos e nos livrarmos das preocupações.

O poder da oração é grande e Deus provê todo aquele que NEle crê.
"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerdes em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." João 15: 7.

Jesus disse: "Orai sem cessar".

Conclamo os amigos a orar sem cessar em favor da nossa amiga dihittiana Aninha que passará por um procedimento cirúrgico amanhã.

Grata pela mensagem amiga. Deus a abençoe, sempre.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian.


Lison Costa - Lison Online - 18/06/2010 - 19:58 h.

Saudações!
Amiga ROSANA, essa é mais uma mensagem profunda, com enfoque a um alimento espiritual. Absolutamente profunda e magnífica. Aproveito a oportunidade para parabenizá-la por sempre nos premiar com posts da mais alta relevância, uma vez que, hoje, milhares de pessoas tanto necessitam de uma palavra de conforto, precisam tanto ouvir a voz silente dos mestres e dificilmente encontram, de repente, prezada amiga, alguém viajando na net acesse o seu Site, está página e encontre a mensagem que dê um novo curso na própria vida, e, é isso que fará a grande diferença.
Parabéns pelo ótimo trabalho!
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.


Maria - Como Ser Um Profissional de Sucesso - 18/06/2010 - 21:46 h.

Oi, Ro!

Orar é uma coisa tão simples né, e as pessoas complicam tanto, orar para mim significar eu conversar com Deus, e para conversar com Deus basta palavras simples e de coração, não adianta eu passar uma hora orando, se aquilo eu só estou dizendo da boca para fora, as vezes só o silencio e nosso pensamento já é uma oração. Adorei o post.
Bjs.


Gilberto - GibaNet - 18/06/2010 - 22:11 h.

André Luiz nos conta que seu resgate no Umbral foi facilitado porque tinham pessoas que oravam por ele.
Apenas neste fato, a oração já se torna um grande benefício, mas cito outro.
Quando oramos pelo bem de outra pessoa, nosso padrão vibratório muda para um espectro melhor e isto também nos traz benefícios para o nosso espírito, para nosso perispírito e para nosso corpo físico.
Além da satisfação de estar auxiliando alguém.
Belíssimo texto.
Um grande abraço,
Giba.


Silvana Marmo - Coordenadores Pedagógicos na Rede - 19/06/2010 - 00:48 h.

Amiga Rosana,
A oração é a comunicação com Deus. As orações são dirigidas a Deus (às vezes, em nome de Jesus Cristo ou de santos como intercessores), e podem ser feitas em voz alta, falada, em canção ou em silêncio. A "oração" é o fruto consciente do relacionamento com Deus. Por elas podemos expressar a busca generosa e amorosa de Deus. É a necessidade que o ser humano sente em ter algum tipo de comunhão com Deus e assim, buscar se libertar das angustias da vida.
A oração, para sortir efeito, terá de ser sincera, brotar do íntimo de cada um, ser sentida profundamente, num ato de concentração da pessoa, em que a nossa mente liberta-se temporariamente do nosso mundo corpóreo, adentrando-se no mundo espiritual, onde vai buscar essas energias que a fortalecem. A pessoa que consegue esse estado de alma, entra em sintonia vibratória com seres do mundo espiritual superior, enviando os seus pensamentos e recebendo deles uma energia que fortalece, intui e orienta.
Meu carinho.


Fernandez - Orsty - 19/06/2010 - 13:41 h.

Olá Rô!
Gostei da reflexão amiga. Creio que a oração faz bem para quem ora, pois acaba sendo um momento de reflexão e pensamento positivo frente ao que se deseja. Um momento espiritual que faz bem a alma.
Forte abraço, Fernandez.


Jackie Freitas - Fênix - Mulheres Que Renascem - 21/06/2010 - 13:29 h.

Oi Ro, querida!
Demorei um pouco, mas cheguei aqui... rs
Amiga, a oração para mim tem todo o poder que você puder imaginar! Não peço apenas quando estou aflita, mas agradeço também pelo que recebo. Mesmo quando não compreendo o que me acontece (e quem sou eu para isso, né?), ainda assim agradeço porque sei que tudo me chega na hora certa, no momento necessário. Vejo muitas pessoas em preces cobrando por graças ou bênçãos, sem perceberem que a maior graça Deus nos concede todos os dias: a vida! E a vida que escolhemos e fazemos somos nós que damos o seu movimento. Meus momentos de oração são sempre em forma de diálogo, tal como faço com um grande amigo, pois é assim que tenho Deus: um grande e inseparável amigo!
Grande beijo, querida!
Jackie.


           


Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade