EXAME DE CONSCIÊNCIA - MOMENTO ESPÍRITA - PORTAL ESPÍRITA E FILOSÓFICO SAUDADE E ADEUS
Saudade e Adeus - Tatiana Madjarof Bussamra - Página Inicial

 

 Saudade e Adeus

 

Exame de Consciência

 

 
 

 Quando chega o final do dia, depois das lutas, dos trabalhos exaustivos, você procura o seu lar.

Não importa como ele seja, uma casa pequena, um apartamento modesto, uma enorme mansão. É seu lar. O lugar onde você se sente verdadeiramente à vontade, em casa.

Você convive com os seus familiares, escuta as novidades da esposa e dos filhos. Brinca com os pequenos, dá uma olhada nas tarefas escolares dos maiores, dá um beijo de boa noite no caçula.

Você assiste ao jornal da noite, dialoga com a esposa e estabelece planos para as atividades do dia seguinte.

Finalmente, você se prepara para dormir. Banho tomado, relaxado, você busca o seu leito, ajeita as cobertas, o travesseiro e se deita.

Espere um pouco. Não está faltando alguma coisa? Você teve um dia de muitas horas cheias de trabalho, entrevistas, decisões.

Você alimentou o seu corpo, abraçou os seus amores, compartilhou decisões importantes com sua esposa. O dia está por findar. Que tal fazer um exame de consciência para avaliar como foi o seu dia?

Faça para você mesmo as seguintes perguntas: será que  cumpri, neste dia, com todos os meus deveres?

Pense: deveres profissionais, sociais, familiares.

Durante o dia não terei dado motivo para alguém se queixar de mim? Fui bom colega de trabalho, profissional correto, cidadão honrado, pai compreensivo, esposo amável?

Terei feito alguma coisa que se fosse feita por outra pessoa eu censuraria? Pratiquei alguma ação, que tenho vergonha de confessar a quem quer que seja?

Finalmente, se Deus me chamasse agora, estaria preparado para adentrar o mundo espiritual? 

As perguntas acima fazem parte da resposta de uma questão de o livro dos espíritos, ditada pelo espírito Santo Agostinho. Diz ele que era seu hábito fazer um exame de consciência, ao fim de cada dia, passando em revista o que havia feito.

As respostas serão motivo de repouso para a consciência de quem as formula ou indicarão um mal que deve ser curado.

Realizar tal tarefa todas as noites é como fazer um balanço da sua jornada moral, exatamente como o negociante, a cada dia, faz o balanço das suas perdas e lucros e traça diretrizes de ação para que o próximo balanço se apresente melhor.

Aquele que puder dizer que a sua jornada foi boa, pode dormir em paz e esperar sem temor o despertar na outra vida, a qualquer momento.

* * * 

Muitas faltas que cometemos nos passam despercebidas. Por isso, o conselho de Santo Agostinho se reveste de muita importância.

Interrogando com mais freqüência a nossa consciência, poderemos verificar quantas vezes falimos sem nos dar conta.

Conforme as respostas, poderemos avaliar a soma do bem e do mal que existe em nós e, a cada dia, nos dispormos a melhorar naquele ponto do nosso caráter que descobrimos mais frágil.

Se todos os dias trabalhamos para ajuntar o que nos dê segurança na velhice, não será igualmente vantajoso que trabalhemos para nos melhorar, com o objetivo de conquistar a felicidade eterna?

 

Fonte: O Livro dos Espíritos, Questão 919a.

 
  Anterior Retornar Para Mensagens

Próxima

 
 

Digite Aqui o Que Você Procura

 

SIGA O SAUDADE E ADEUS NO TWITTER

Siga o Saudade e Adeus no Twitter

 
 

 

 

A caixa de comentários do IntenseDebate só poderá ser visualizada corretamente se você estiver usando os navegadores Firefox Mozilla ou Google Chrome.

 

Príncipe Encantado - Mensagem Para Nós Dois - 29/03/2010 - 11:41 h.

Muito bom grandes verdades amiga.
"Aquele que puder dizer que a sua jornada foi boa, pode dormir em paz e esperar sem temor o despertar na outra vida, a qualquer momento".
Abraços forte.


Luísa - Artes e Manhas - 29/03/2010 - 13:18 h.

Rosana,

Fazer esse exame de consciência é algo que se impõe, mas nem sempre estamos preparados para o fazer honestamente. Muitas vezes essa falha não é deliberada, é apenas o nosso subconsciente que se recusa a mostrar-nos as nossas falhas, ou até o medo consciente da auto-avaliação.

Excelente texto!

Beijocas.
Luísa.


Madresgate - Poesias e Fatos - 29/03/2010 - 13:35 h.

Rosana,

Texto perfeito para terminar um dia e começar um novo amanhecer.
Muitas atitudes que tomamos ao longo de um dia são praticadas por uma impulsividade que não conhecemos e que muitas vezes não podem ser controladas.
Quantos atos poderiam ser evitados se tivéssemos ao menos um "segundo" para pensar, mas infelizmente isto não acontece.
Assim, ao finalizarmos um dia de trabalho, de estudo, de vivência em família, ou mesmo "mais um dia", devemos sim, refletir sobre todas nossas ações e tentar corrigir aquelas que ficaram sem respostas em nosso subconsciente.
Muitas vezes percebemos que alguns atos podem ter magoado ou mesmo ferido alguém, reconhecê-los é uma tarefa difícil, mas tentar corrigi-los é de fato uma virtude.
Sabemos que Deus nos vigia a cada dia de nossas vidas e quando chegamos ao final de nossa jornada seremos avaliados por Ele, a fim de que possamos entender o quanto nossas vidas valeram a pena, e assim podermos descansar eternamente.
É difícil esta reflexão, mas certamente é necessária para que possamos entender cada um que nos rodeia.
Adorei seu texto.
Um forte abraço.
Mad.


Carla Castro Maia - Um Momento no Espaço - 29/03/2010 - 14:36 h.

É tudo verdade.
Tem gente que parece ter essa consciência desde cedo. Muitas crianças pensam à noite se fizeram tudo certo. Quando brigam com algum amigo, estes pequenos que têm um espírito tão sábio, ficam amargurados com eles mesmos, diferentemente de tantas outras crianças e muitos adultos, não querem saber de apontar culpas, só querem chorar de arrependimento por terem feito "mal" ao colega e ficam impacientes com o raiar do dia para pedir desculpa. São os chamados espíritos elevados, uns verdadeiros anjos.


Edilene - Mensagens Diversificadas - 29/03/2010 - 15:28 h.

Diariamente, muito bom seria, assim as pessoas ficariam em paz consigo mesmas.
Bom texto reflexivo.
Parabéns!
Bjs.
:)


Zango - Questões Insanas - 29/03/2010 - 23:05 h.

O travesseiro é o melhor psicanalista.


Lison - LisonOnline - 30/03/2010 - 11:45 h.

Que Post Fascinante!
AMIGA ROSANA, a riqueza do artigo é imensurável, e, realmente, na maioria de nossos dias fica sim, essa coluna a ser preenchida. Muitos de nós vamos passando direto para o nosso cantinho para repousar, orar, e terminamos por esquecer de realizar tão importante reflexão. O exame de consciência, sobre o que fizemos durante o dia.
Parabéns por mais um excelente post!
Abraços fraternos,
LISON.



Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade