A HISTÓRIA DE DEUS - PORTAL ESPÍRITA E FILOSÓFICO SAUDADE E ADEUS
Saudade e Adeus - Tatiana Madjarof Bussamra

 

 Saudade e Adeus

 

 

A História de Deus

A Vida, o Universo e o Todo

 

 Na cidade de Yazd, no sul do Irã, o sacerdote vigia o fogo sagrado em um templo Zoroastriano. Dizem que ele está queimando continuamente a 2.000 anos. Várias gerações de sacerdotes tem vigiado este fogo, alimentando-o com madeira e cobrindo com cinzas para que ele nunca se apague. O sacerdote usa uma máscara para que seu ar não contamine a chama.

Esta chama sagrada não é Deus, mas por usa pureza, ausência de substância e pelo conforto que oferece, ela é uma das formas que as pessoas tentam imaginar o inimaginável, e descrever o indescritível: a natureza verdadeira de Deus.

Não importa como você define Deus, ou se você acredita nele, o mundo em que vivemos foi moldado pela convicção humana universal de que há algo além da própria vida e de que há um buraco em forma de Deus no centro do universo.

Nós inventamos muitas formas para preencher este buraco com muitos deuses, ou apenas um. Com deuses da caça, da agricultura e da guerra. Deuses do mar e do céu.

Nós imaginamos Deus como uma austera figura paterna ou uma mãe fértil, imaginamos um Deus de ciúme, justiça e sabedoria infinitos.

Mas afinal, porque a humanidade começou a acreditar em Deus? A resposta pode ser encontrada nas cavernas onde nossos ancestrais se aproximaram pela primeira vez de seus deuses e nos campos onde ainda podemos clamar por sua ajuda. Também na cidade dos mortos, onde os espíritos dos nossos ancestrais são homenageados e nos templos onde a ira dos deuses tem sido aplacada com sacrifícios sangrentos.

Mas acima de tudo a resposta está no desejo humano de estarmos unidos a algo maior do que nós mesmo, algo que está além ou profundamente dentro de nós. Para alguns é a realidade suprema que é apenas um outro nome para Deus.

Este filme-documentário é sobre a história de Deus e as diversas formas de sua concepção em diferentes épocas e culturas. Mas ao contar a história de Deus, também estaremos contando nossa própria história e compreendendo um pouco mais o que significa ser humano.
 

 

Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

 

 

 
 

Anterior

Retornar Para Documentários

Próximo

 
 

SIGA O SAUDADE E ADEUS NO TWITTER

Siga o Saudade e Adeus no Twitter

 
 

 

 

 

 
 




Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade